Preocupado em cumprir a PNRS e com o programa de coleta seletiva municipal, Carambeí/PR apresenta uma alternativa de trabalho de Educação Ambiental tendo como principal agente mobilizador social os alunos, trabalho que resulta, também, na compreensão e valorização do trabalho dos catadores (as) (contratados pelo poder público para efetuar a coleta seletiva) e, consequentemente, contribui para a qualidade da saúde pública. Esses alunos participaram desde eventos organizados pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação alusivos às datas comemorativas destacadas pelo MMA, até a elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais voltados à resíduos sólidos. Como a Educação Ambiental é um trabalho contínuo, o intuito do município é que os alunos participem das decisões adotadas em suas políticas públicas e que os mesmos possam compreender e vivenciar a importância desses trabalhos para a saúde pública e meio ambiente resgatando conceitos de cidadania e cooperativismo.
A iniciativa foi motivada devido à preocupação do município em cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a necessidade de ampliar a coleta seletiva valorizando os catadores (as) de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis; assim como apresentar uma alternativa de tratamento de resíduos orgânicos contribuindo para o aumento da vida útil dos aterros. Como a coleta seletiva depende diretamente da participação social, sendo os munícipes responsáveis pela segregação na fonte geradora dos resíduos sólidos percebeu-se a importância da Educação Ambiental. A melhor forma de trabalhar a Educação Ambiental é nas instituições de ensino, assim os alunos atuam como agentes mobilizadores de toda a sociedade que sensibiliza-se com a causa após compreendê-la resultando num ambiente participativo e consciente.
Pode-se destacar como um dos principais resultados obtidos com essa prática o aumento na quantidade de resíduos coletados pela COOPAM, o que contribui para o aumento da renda dos catadores (as) visto que esses materiais são encaminhados à reciclagem; além da importância da criação da rede solidária local para comercialização dos materiais recicláveis diretamente com a indústria. Com o intuito de valorizar o trabalho dos catadores (as), a criação do fórum regional lixo e cidadania permitiu um contato maior dos mesmos com poder público municipal e estadual e demais entidades visando parcerias; assim como melhores condições de trabalho devido a infraestrutura oferecida e equipamentos pleiteados. Outro resultado de extrema importância é a dimensão da participação dos alunos como agentes mobilizadores sociais no programa de coleta seletiva e preservação do meio ambiente; e a importância da vivência do aluno com o meio onde vive, permitindo a compreensão e realização da pesquisa-ação e facilitando a compreensão da dimensão dos impactos causados no meio ambiente pelo homem, entre outros fatores. Vale destacar, também, a participação da população no programa de coleta de óleo de cozinha usado que anteriormente dificilmente possuía um destino ambientalmente adequado. O envolvimento dos alunos e educadores na elaboração/construção dos programas e/ou políticas públicas municipais, seja através de concursos, fóruns ou conferências é de suma importância para o ambiente, devido à sensibilização dos envolvidos; e para os alunos, visto que contribui para a formação do cidadão crítico-reflexivo principalmente no que tange o consumo sustentável. A participação da iniciativa privada, poder público estadual e sociedade civil através de entidades parceiras demonstra a preocupação dos cidadãos para com o meio ambiente; assim como o desenvolvimento dos projetos de Educação Ambiental nas escolas possibilita a compreensão da cidadania como algo regional pelos alunos. Vale destacar que algumas professoras trabalharam de forma interdisciplinar o tema meio ambiente, cooperando umas com as outras e retratando noções de cooperativismo e cidadania. Além disso, os projetos “horta na escola” possibilitaram aos alunos a compreensão do processo de compostagem e da utilização do adubo produzido, através da vivência e participação dos mesmos em todo esse processo; desde a confecção da horta até o cuidado posterior com as mudas de verduras.
Os principais desafios enfrentados foram a participação social no programa de coleta seletiva, compreensão da importância do trabalho desenvolvido pelos catadores (as) de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis para a saúde pública e para o meio ambiente, e a aquisição de equipamentos para o CTCRS visando maior produtividade e melhores condições de trabalho aos catadores (as) da COOPAM.
A melhor intervenção social ocorre através da Educação Ambiental nas instituições de ensino, visto que os alunos participam dos programas ambientais atuando como agentes mobilizadores da sociedade. Além disso, é necessário compreender que as atitudes adotadas não interferem apenas em um local, mas sim na região toda; sendo necessária a manutenção do equilíbrio ambiental e antrópico. RECOMENDAÇÃO Nada é impossível para quem almeja vencer. A aquisição de equipamentos para o CTCRS parecia algo difícil de acontecer devido ao orçamento restrito desse município que possui aproximadamente 20.000 habitantes. Porém, quando os recursos e propostas foram aceitos junto à FUNASA e à SEMA percebemos que mesmo sendo um município pequeno podemos conseguir o que almejamos para contribuir com nossa sociedade mantendo o equilíbrio ambiental. A Educação Ambiental deve ser contínua e iniciada nas escolas com os alunos, pois eles são os principais agentes de mobilização da sociedade; além disso, o aluno passa a refletir mais sofre os fatos tendo maior criticidade em suas decisões e ações.