Da Educação Ambiental ao tratamento dos resíduos sólidos do município de Carambeí/PR: uma alternativa de economia solidária e mobilização social

    Poder Público

    18/09/2014

    Sobre o Projeto

    Descrição

    Preocupado em cumprir a PNRS e com o programa de coleta seletiva municipal, Carambeí/PR apresenta uma alternativa de trabalho de Educação Ambiental tendo como principal agente mobilizador social os alunos, trabalho que resulta, também, na compreensão e valorização do trabalho dos catadores (as) (contratados pelo poder público para efetuar a coleta seletiva) e, consequentemente, contribui para a qualidade da saúde pública. Esses alunos participaram desde eventos organizados pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação alusivos às datas comemorativas destacadas pelo MMA, até a elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais voltados à resíduos sólidos. Como a Educação Ambiental é um trabalho contínuo, o intuito do município é que os alunos participem das decisões adotadas em suas políticas públicas e que os mesmos possam compreender e vivenciar a importância desses trabalhos para a saúde pública e meio ambiente resgatando conceitos de cidadania e cooperativismo.

    O que motivou a iniciativa

    A iniciativa foi motivada devido à preocupação do município em cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a necessidade de ampliar a coleta seletiva valorizando os catadores (as) de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis; assim como apresentar uma alternativa de tratamento de resíduos orgânicos contribuindo para o aumento da vida útil dos aterros. Como a coleta seletiva depende diretamente da participação social, sendo os munícipes responsáveis pela segregação na fonte geradora dos resíduos sólidos percebeu-se a importância da Educação Ambiental. A melhor forma de trabalhar a Educação Ambiental é nas instituições de ensino, assim os alunos atuam como agentes mobilizadores de toda a sociedade que sensibiliza-se com a causa após compreendê-la resultando num ambiente participativo e consciente.

    Principais resultados

    Pode-se destacar como um dos principais resultados obtidos com essa prática o aumento na quantidade de resíduos coletados pela COOPAM, o que contribui para o aumento da renda dos catadores (as) visto que esses materiais são encaminhados à reciclagem; além da importância da criação da rede solidária local para comercialização dos materiais recicláveis diretamente com a indústria. Com o intuito de valorizar o trabalho dos catadores (as), a criação do fórum regional lixo e cidadania permitiu um contato maior dos mesmos com poder público municipal e estadual e demais entidades visando parcerias; assim como melhores condições de trabalho devido a infraestrutura oferecida e equipamentos pleiteados. Outro resultado de extrema importância é a dimensão da participação dos alunos como agentes mobilizadores sociais no programa de coleta seletiva e preservação do meio ambiente; e a importância da vivência do aluno com o meio onde vive, permitindo a compreensão e realização da pesquisa-ação e facilitando a compreensão da dimensão dos impactos causados no meio ambiente pelo homem, entre outros fatores. Vale destacar, também, a participação da população no programa de coleta de óleo de cozinha usado que anteriormente dificilmente possuía um destino ambientalmente adequado. O envolvimento dos alunos e educadores na elaboração/construção dos programas e/ou políticas públicas municipais, seja através de concursos, fóruns ou conferências é de suma importância para o ambiente, devido à sensibilização dos envolvidos; e para os alunos, visto que contribui para a formação do cidadão crítico-reflexivo principalmente no que tange o consumo sustentável. A participação da iniciativa privada, poder público estadual e sociedade civil através de entidades parceiras demonstra a preocupação dos cidadãos para com o meio ambiente; assim como o desenvolvimento dos projetos de Educação Ambiental nas escolas possibilita a compreensão da cidadania como algo regional pelos alunos. Vale destacar que algumas professoras trabalharam de forma interdisciplinar o tema meio ambiente, cooperando umas com as outras e retratando noções de cooperativismo e cidadania. Além disso, os projetos “horta na escola” possibilitaram aos alunos a compreensão do processo de compostagem e da utilização do adubo produzido, através da vivência e participação dos mesmos em todo esse processo; desde a confecção da horta até o cuidado posterior com as mudas de verduras.

    Desafios Enfretados

    Os principais desafios enfrentados foram a participação social no programa de coleta seletiva, compreensão da importância do trabalho desenvolvido pelos catadores (as) de materiais recicláveis e/ou reutilizáveis para a saúde pública e para o meio ambiente, e a aquisição de equipamentos para o CTCRS visando maior produtividade e melhores condições de trabalho aos catadores (as) da COOPAM.

    Lições aprendidas

    A melhor intervenção social ocorre através da Educação Ambiental nas instituições de ensino, visto que os alunos participam dos programas ambientais atuando como agentes mobilizadores da sociedade. Além disso, é necessário compreender que as atitudes adotadas não interferem apenas em um local, mas sim na região toda; sendo necessária a manutenção do equilíbrio ambiental e antrópico. RECOMENDAÇÃO Nada é impossível para quem almeja vencer. A aquisição de equipamentos para o CTCRS parecia algo difícil de acontecer devido ao orçamento restrito desse município que possui aproximadamente 20.000 habitantes. Porém, quando os recursos e propostas foram aceitos junto à FUNASA e à SEMA percebemos que mesmo sendo um município pequeno podemos conseguir o que almejamos para contribuir com nossa sociedade mantendo o equilíbrio ambiental. A Educação Ambiental deve ser contínua e iniciada nas escolas com os alunos, pois eles são os principais agentes de mobilização da sociedade; além disso, o aluno passa a refletir mais sofre os fatos tendo maior criticidade em suas decisões e ações.

    Fotos

    Dados adicionais

    Nome da Instituição
    Prefeitura Municipal de Carambeí
    CNPJ
    01613765000160
    Endereço
    Rua das Águas Marinhas, nº 450, Centro, Carambeí/PR
    Equipe Técnica
    Aline Teixeira Valer de Macedo, Ana Wieslava Kaspchak, Sonia Valdete Aparecida Lopes Lima, Marcos Moreira, Adalgiza Bachosky, Edson Rodrigo Coelho, Fabiane Aparecida Correia
    Instituições Parceiras
    FOCAM, AMCG, SEMA, BATAVO, JBS, BRF, Tetra Pak, COOPAM, TRANSPORTADORAS PERONDI, ÁGUIA BRANCA E CARLESSO, MNCR, REDE CATAPARANÁ, SENAR, CCR RODONORTE, RPCTV, COPATI, ROTARY CLUBE, UNICENTRO, Instituto Lixo e Cidadania, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, procuradoria do trabalho da 9ª região e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente (CAOPMA)

    Categorias

    Catadores de Materiais Recicláveis
    Comércio
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